ZIKA, zika...cuide-se!



'ABC': Especialistas afirmam que Brasil pode estar exagerando a situação do Zika





Matéria publicada nesta sexta-feira (26) no ABC journal, conta que alguns médicos e profissionais de saúde consideram o alarde sobre a ligação entre o vírus zika e a microcefalia um pouco prematuro. Alguns até argumentam que o governo brasileiro está sendo irresponsável, uma vez que ainda não foi confirmada cientificamente uma ligação  entre o vírus transmitido pelo mosquito e a microcefalia.


"É um escândalo global. O Brasil criou um pânico mundial", disse Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, professor de epidemiologia da Universidade de São Paulo, uma das universidades mais respeitadas da América Latina. 

"Eu não estou dizendo que o vírus Zika não está causando microcefalia, mas estou dizendo que o ministério ainda não apresentou qualquer evidência científica credível para apoiar essa conclusão."

Segundo a reportagem, Chiavegatto e outros profissionais argumentam que ainda há muitas perguntas não respondidas sobre o vírus Zika. A grande maioria dos casos de microcefalia sendo relatado no Brasil? 

 Zika ainda precisa ser estudado para afirmar ligação com microcefalia

Por acaso também apareceu em números proporcional em outros países duramente atingidos pela Zika, como a Colômbia? Dizem alguns, é que o Brasil foi o primeiro país atingido pelo Zika, e os casos de microcefalia devem surgir em outros lugares daqui ha algum tempo.

Em um artigo publicado na quarta-feira (24) pela revista Annals of Internal Medicine, 14 pesquisadores brasileiros e norte-americanos dizem que a ligação entre Zika e microcefalia "continua a ser presumida" .

Enquanto visitava o Brasil na quarta-feira 924), Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde, disse que a microcefalia pode ser causada por muitas coisas, mas que a sua organização estava afirmando que "o zika vírus é o responsável no Brasil, até que se prove o contrário".
Tags: aedes aegypti, Dengue, EUA, microcefalia, mosquito, zika
Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários