Ler e aprender é fácil.

Aprenda 5 truques simples para fazer leituras difíceis
Descubra também porque este subtítulo é tão importante
Publicado por Coruja Concurseira - 2 dias atrás


Na hora de estudar, você se depara com aquele textão cheio de palavras complicadas ou sobre um assunto que você nunca ouviu falar.




Isso é super comum para quem começa a estudar para concursos, especialmente os da área jurídica. A linguagem é nova e rebuscada e isso faz com você tenha mais dificuldade de prestar atenção na leitura. Daí você fica repetindo o mesmo capítulo do livro e ainda assim não consegue assimilar nada e seus estudos não andam pra frente.
Sabendo disso, separei 5 técnicas para a leitura de textos mais difíceis.
1 - Analise a introdução
O primeiro passo para começar um livro ou artigo complexo é começar pela introdução, mas a leitura dela deve ser feita com muita atenção. Em seguida, pare por um momento e analise o que acabou de ser lido, para que você veja se realmente absorveu a ideia principal. Perguntar a si mesmo sobre o assunto tratado no próprio texto pode ajudar bastante, pois o tema precisa estar compreendido (não decorado).
2 - Observe os subtítulos e as legendas com atenção
Sabe aquelas notinhas de rodapé que você sempre passou batido? Pois é, assim como elas, as legendas e subtítulos podem parecer menos importantes em relação à leitura geral, mas pensar dessa forma pode fazer você não entender pontos importantes do texto. Muitas vezes a ideia central pode não ser percebida ao longo da leitura e sim através de uma simples frase abaixo do título, por exemplo. Lembre-se que essas marcações não estão ali por enfeite.
3 - Leia o resumo dos capítulos
Também é interessante ler os resumos de cada um dos capítulos do texto para que você tenha uma prévia sobre o que será abordado mais a frente. Assim, você pode aproveitar para pesquisar sobre o assunto antes de iniciar a leitura, tornando-se mais preparado para ler o conteúdo na íntegra e potencializar a compreensão.
4 - Faça observações
Uma outra técnica interessante é fazer observações ao longo da leitura. Por exemplo, anote em separado os tópicos que não ficaram claros ou alguma palavra que você não saiba o significado para buscar depois em um dicionário. Eu uso post-its para fazer essas marcações importantes. #ficaadica:)
5 - Atente-se às listas

Esteja atento para observar se existem listas no texto. A enumeração de tópicos é muito útil, principalmente para quem possui uma interpretação mais visual, deixando a leitura mais organizada. Além disso, essas listas podem funcionar como um resumo do próprio texto.

Postar um comentário

0 Comentários