Estudar é inovar


300 cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League
Por Priscila Bellini
17.05.2018




As universidades que integram a Ivy League são presença garantida em rankings internacionais. E, não à toa, são também rigorosas em seu processo de seleção – escolhendo uma margem pequena dos alunos que enviam applications todos os anos. Mas, para quem sonha em estudar nessas instituições, há outras opções possíveis: em especial, os cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League.

Vale lembrar, antes de tudo, que todos os membros dessa associação dispõem de formação à distância, a preços módicos ou mesmo de forma gratuita. Nomes como Harvard e Yale já disponibilizaram aulas consagradas pelo Youtube e integram plataformas como edX e Coursera.

Conheça cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League 

Moralities of Everyday Life, em Yale
Como o próprio nome sugere, a formação dá conta de questões morais que fazem parte do dia a dia, como “de onde vem o nosso senso de certo e errado?”. Ministrado por Paul Bloom, professor de psicologia e ciências cognitivas de Yale, está disponível na plataforma Coursera e é gratuito para aqueles que solicitam financial aid.

Curso especial sobre a China, em Harvard
Esse curso online divide-se em dez partes e a parte 1, disponível na plataforma edX (assim como o restante das aulas), é ministrada por Peter K. Bol e por Wiliam C. Kirby, professores de Harvard. De início, os materiais cobrem noções de História e política no país asiático, analisando pensadores chineses como Confúcio.

Inglês para Jornalismo, Negócios e STEM, na Universidade da Pensilvânia
Os apaixonados por jornalismo que precisam aperfeiçoar o inglês podem contar com esse curso online da UPenn, disponível no site Coursera. A proposta é guiar o estudante pelas tarefas básicas da profissão (como fazer entrevistas e sugerir pautas), para depois ensinar vocabulário necessário para textos de revistas e jornais em inglês.
A mesma iniciativa da UPenn disponibiliza formações específicas para outras áreas, como Inglês para Ciências, Tecnologia e Matemática e Inglês para Negócios e Empreendedorismo.

CS50, em Harvard
O curso de Ciência da Computação queridinho de Harvard, criado por David J. Malan, ensina aos alunos como “pensar algoritmicamente e resolver problemas eficientemente”. A formação inteira é gratuita, disponível pela plataforma edX, mas é necessário pagar uma taxa de 90 dólares para obter o certificado.


Inteligência artificial, na Universidade Columbia
Ministrado pela professora Ansaf Salleb-Aouissi, da Universidade Columbia, o curso apresenta conceitos básicos de inteligência artificial e demonstra como são aplicados em tecnologias atuais. Ao fim da formação, os alunos desenvolvem um projeto prático. É possível se inscrever pela plataforma edX.

Introdução às Finanças Corporativas, na UPenn
Esse curso, idealizado por Michael R Roberts, professor da Wharton School, apresenta desde conceitos aplicados a finanças pessoais até finanças corporativas. As aulas duram um mês e é possível assistir a elas gratuitamente, pela plataforma Coursera, caso o estudante precise de apoio financeiro.

Leading the life you want, na Wharton School
Criado pelo professor Stew Friedman, que trabalha com desenvolvimento de liderança na Wharton School, o curso dura um mês e permite que os alunos “explorem suas habilidades de liderança” e as desenvolvam por meio de exercícios práticos. É possível se inscrever pela plataforma Coursera e obter auxílio financeiro para fazer o curso de graça.


Fazendo o governo funcionar, na Universidade Princeton
O “Making government work in hard places“, um dos cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League, foca em desafios para melhorar o acesso a oportunidades. A professora Jennifer Widner, de Princeton, usa exemplos de países diversos para ensinar o “how to” para solução de problemas e está disponível na edX.

CitiesX: passado, presente e futuro da vida urbana, em Harvard
O curso de Harvard parte de dados interessantes sobre cidades: mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, hoje em dia. A partir daí, o professor de economia Edward Glaeser leva os estudantes a analisar a constituição e os desafios presentes e futuros de cidades como Londres, Nova York e mesmo Rio de Janeiro. Para ter acesso ao curso, basta se inscrever pela plataforma edX.

Acesse a lista completa de 300 cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League no site Quartz, neste link.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bazzle is a highly reliable online gift store that connects you with your loved ones through a variety of Ramadan gifts boxes. Bazzle has everything, from delectable freshly made Ramadan cakes, delicious chocolates, fresh flower bouquets to luxury Ramadan balloons.Bazzle aims to provide you with nothing but the best when it comes to innovative Ramadan gifts. We encourage our expert balloon artists to come up with aesthetically appealing Ramadan balloon designs. Creating a hassle-and-stress-free online shopping experience, Bazzle provides the fastest gift delivery service all across Pakistan.

    ResponderExcluir