os limites do corpo humano



Quanto peso podemos carregar?




São freqüentes os serviços que exigem dos trabalhadores o levantamento e transporte manual de pesos. Pode ocorrer, no entanto, que em conseqüência de desconhecimento ou negligência dos procedimentos corretos a serem adotados, os trabalhadores sejam surpreendidos por dores lombares, entorses, deslocamentos de disco e hérnias. O SESMT ? Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - da empresa tem plena capacidade de transmitir os procedimentos corretos aos trabalhadores em treinamento adequado, mas muitas empresas não contam com tais profissionais em seu quadro de funcionários, até mesmo porque nem todas são obrigadas por lei a tal.

Para um operário brasileiro, os limites de peso que podem ser levantados sem causar problemas à sua saúde, segundo especialistas, são apresentados a seguir. Caso haja necessidade de levantar manualmente volumes com peso maior que o indicado, o trabalho deverá ser realizado por dois funcionários.


QUAL O LIMITE DE PESO DA CARGA PARA UMA PESSOA LEVANTAR?


A postura adotada pelo corpo durante as atividades de elevação de peso, representa um dos aspectos mais relevantes para o profissional de SHT.

Chaffin, em 1991, demonstrou em seu modelo biomecânico a relação entre a carga suspensa entre os níveis L5 e S1. Nessa demonstração o aumento da distância horizontal entre a mão e a coluna vertebral a cada 10 cm resulta em um aumento de 1 000 N (aproximadamente 100 Kg) na força de compressão sobre o disco intervertebral daquela região, comprovando o conhecimento empírico de que a melhor maneira para levantar uma carga é mantê-la próximo ao corpo.

Embasado nas pesquisas de Chaffin, o National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH, estabeleceu os limites individuais para o levantamento, o transporte e a deposição manuais de cargas em 1/3 da massa corporal da pessoa. Além disso, determinou que a compressão máxima sobre o segmento L5-S1 da coluna vertebral durante esse tipo de atividade é de 6.400 N, enquanto que o limite inferior considerado como sobrecarga inicia-se em 3 400 N.

É de se considerar que o posto de trabalho em que será realizado o levantamento e o deslocamento da carga deve estar adequadamente preparado para essa atividade.

Como exemplo, as bancadas e as prateleiras devem permitir a aproximação da carga ao eixo central do corpo, alem de possibilitar a movimentação plena dos joelhos em flexão, entre outros.

Também temos que considerar a altura mínima para iniciar o movimento de levantamento de uma carga que pode variar de 50 a 75 centímetros, sendo o deslocamento vertical não deve ser maior que 25 cm, independente da estatura do trabalhador.

O intervalo entre os levantamentos não deve ser inferior a noventa segundos, intercalando-se períodos de atividades mais leves que tenham 120 % da duração de tempo da atividade de levantamento.

Alem disso, os objetos a serem transportados devem ter alças ou furos laterais de formato arredondado, favorecendo a pegada com ambas as mãos. Deve-se evitar a presença de cantos cortantes, protuberâncias ou temperaturas extremas.

O transporte de um objeto com o uso de uma única mão deve ser evitado a todo custo, pois tensões assimétricas representam acentuado risco de desgaste das articulações do lado do corpo que suporta a carga.

Os objetos com peso um pouco superior ao estabelecido pelo NIOSH devem ser manipulados por uma equipe de trabalhadores com estaturas e biótipos semelhantes para que o trabalho seja executado de forma coordenada; esse procedimento é denominado princípio do deslocamento a quatro ou a seis mãos.

Apesar disso, sempre que possível, a atividade deve ser feita com o auxílio de equipamentos.

O piso da área de trabalho deve ser duro e possuir superfície plana, pois a presença de atritos e vibrações exige maior força para a plena execução do deslocamento.


Extraído do livro Fisioterapia Preventiva – Fundamentos e Aplicações
Do Prof Paulo Deliberato – Editora Manole  - 2002


Postar um comentário

0 Comentários